DICAS

O Plano de Negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa, possibilitando um estudo prévio que avalia as vantagens e as desvantagens de abrir uma empresa ou expandir algo já existente. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e, ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios. As questões chaves que devem ser focados em um plano de negócios são as seguintes:


  • Em que negócio você está?
  • O que você (realmente) vende, ou pretende vender?
  • Qual é o seu mercado-alvo?

Pesquisas mostram que o índice de mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras, nos primeiros 5 anos de existência, atinge percentuais próximos aos 70% ou mais. Portanto, não basta apenas sonhar, deve-se transformar sonhos em ações concretas, reais, mensuráveis. Para isso, existe uma técnica de se transformar sonhos em realidade: o planejamento.


A realização de um plano de negócios servirá para orientar o empreendedor na abertura de um negócio, expandir as ações da empresa, mas principalmente um instrumento de gestão para o planejamento e orientações dos futuros investimentos. Através do plano de negócios, é possível:


  • Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio.
  • Gerenciar de forma mais eficaz à empresa e tomar decisões acertadas.
  • Monitorar o dia-a-dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário.
  • Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para sua empresa.
  • Antecipar dificuldades que só seriam vistas na “prática”.
  • Identificar as vantagens e as desvantagens desse novo negócio.
  • Diminuir os riscos e aumentar as possibilidades de sucesso.
  • Permitir maior conhecimento sobre o negócio.
  • Reunir e ordenar as idéias.
  • Permitir várias simulações sem prejuízos financeiros.
  • Demonstrar organização, perseverança e seriedade no negócio.
  • Atrair possíveis sócios, fornecedores, parcerias e ajuda na negociação de recursos financeiros.
  • Identificar os pontos fortes e fracos.
  • Identificar o valor necessário do investimento.

        >> veja artigo “Quero abrir uma empresa, o que devo fazer?

Veja a seguir o passo a passo, para elaborar o plano de negócio.



Forma de constituição da empresa

  • Sociedade Limitada
  • Sociedade Simples
  • Empresário
  • Outra forma

Importante definir qual a forma de constituição de sua empresa, caso necessite de sócios, importante definir quais os critérios na escolha dos sócios, e estar bem claro para cada um como será a empresa e a definição de papéis. Definir a sociedade de forma bem clara constar todos os acordos no contrato social.


Forma de tributação

  • Simples
  • Lucro Real
  • Presumido

Ramo de atividade

Qual será o ramo de atividade do futuro negócio?


Quem é (são) o (s) empreendedor (es)?

Importante essas informações, para identificar as qualificações do (s) empreendedor (es). Descrever nesse item de forma bem sucinta as experiências, habilidades,  capacitações, e o que está motivando a investir nesse negócio.


Descrição do negócio

Relate como será sua empresa. Como ela será diferente da concorrência? De que tamanho você imagina que será sua empresa? Qual será a atividade principal? O local é próprio ou terá que alugar? Terá funcionários? Como será seu funcionamento?


Fatores externos

Os fatores externos podem influenciar direta e indiretamente o futuro negócio. É importante a identificação dos cenários macro-econômicos, são eles que darão subsídios para identificar quais as OPORTUNIDAES e quais as AMEAÇAS para o negócio pretendido.


Por exemplo:


CENÁRIOS OPORTUNIDADES AMEAÇAS
Demográficos: Distribuição da população, taxa de crescimento. Quais as oportunidades percebidas em relação a este cenário? Quais as ameaças percebidas em relação a este cenário?
Econômicos: Taxa de câmbio, distribuição de renda, inflação, etc. Quais as oportunidades percebidas em relação a este cenário? Quais as ameaças percebidas em relação a este cenário?
Político-Legais: Política tributária, legislação ambiental, etc. Quais as oportunidades percebidas em relação a este cenário? Quais as ameaças percebidas em relação a este cenário?
Sócio-culturais: Situação sócio-econômico, cultura local, etc. Quais as oportunidades percebidas em relação a este cenário? Quais as ameaças percebidas em relação a este cenário?
Outros cenários Quais as oportunidades percebidas em relação a este cenário? Quais as ameaças percebidas em relação a este cenário?

Fatores internos

A análise dos fatores internos possibilita identificar quais os PONTOS FORTES e os PONTOS FRACOS da empresa. Esta análise servirá para a definição dos objetivos e estratégias.


Principais pontos a serem analisados:


Pontos
FRACO
FORTE
Qualidade dos produtos/serviços    
Força de vendas    
Custos Fixos    
Estrutura de formação do preço de venda    
Logística - Distribuição    
Dedicação dos Funcionários    
Localização - Ponto de Vendas    
Informatização    
Frabricação do produtos (área de produção)    
Ferramentas financeiras (fluxo de caixa, controles diversos)    
Outros pontos a serem analisados.    

Fatores críticos de sucesso

Procurar identificar os fatores que são básicos e fundamentais para o sucesso do negócio. São aqueles que implantados na futura empresa darão um importante diferencial em relação a seus concorrentes.


Principais objetivos

São resultados quantitativos e qualitativos que a empresa precisa alcançar em prazo determinado, no contexto de seu ambiente.


Exemplos de temas a serem abordados:


  • Crescimento
  • Rentabilidade
  • Participação de Mercado
  • Produtividade
  • Qualidade

Utilize sempre verbos de ação para os objetivos a serem alcançados. Deverá ter data prevista para serem alcançadas.


As metas são os meios para atingir os objetivos. Devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis e com data prevista.


Objetivo:
Metas
Como será feito? Quem irá fazer? Quando? Quanto custaráo?
Meta número 1        
Meta número 2        
Meta número 3        

Produtos e serviços a serem oferecidos

Descreva quais serão os produtos e/ou serviços a serem oferecidos aos clientes. Descreva seu produto ou serviço, com as características, vantagens de uso e seus benefícios. Se for indústria, descreva o processo de produção, seus principais fornecedores de matéria-prima e de insumos. Relate a maneira como serão vendido os produtos, através de que canais? Varejo, atacado, representantes comerciais, etc.


Faça uma projeção das vendas de todos os produtos ou linhas de produtos. As projeções devem ser por mês e anual.


Mercado

As empresas e seus fornecedores, intermediários, concorrentes, consumidores e público operam em um macro ambiente, no qual as forças e tendências moldam oportunidades e apresentam ameaças. Estas forças são, na verdade, fatores não controláveis, mas que sua empresa deve monitorar e responder. Uma visão de fora para dentro em seus negócios, uma análise do próprio mercado em que você se insere, é um importante instrumento estratégico na busca de seus objetivos.


Definição do público alvo:


Qual o ramo/setor/segmento de mercado que você pretende atingir?


Importante estar bem claro para quem você irá vender, ou seja, qual será seu público alvo? Descreva de forma bem clara.


Potencialidade


Descreva como você percebeu a oportunidade desse negócio.


O potencial de mercado é um elemento fundamental na análise de mercado. A quantificação da capacidade de consumo, ou seja, da análise das possibilidades de vendas de uma determinada mercadoria, num certo mercado, orientará você no dimensionamento do seu investimento e na avaliação da viabilidade de seu negócio. As informações sobre estes fatores podem ser obtidas através de consulta em banco de dados de censos econômicos e demográficos, publicações especializadas do setor, associações comerciais e de classes, sindicatos, órgãos do governo, com os concorrentes ou ainda em pesquisa de mercado junto ao mercado-alvo.


Clientes


  • Quem serão os futuros clientes?
  • Onde encontra-los?
  • Que costume e hábitos eles possuem?
  • Que características são comuns a eles?
  • Quais os principais fatores que decidirão a compra?
  • O que levará o cliente a consumir o produto ou serviço de sua empresa?

A identificação de quem consome os seus produtos e/ou serviços ajudará a determinar o potencial do mercado.


Fornecedores


  • Quem são seus fornecedores?
  • Qual o poder de negociação dos bens/serviços adquiridos junto aos fornecedores?
  • Como seus concorrentes lidam com os fornecedores?
  • Quais as alternativas de fornecedores que existem para seu negócio?
  • Importante também verificar pedido mínimo, prazo de entrega, condições de pagamento.

Um grande segredo do sucesso no mercado consiste em estabelecer eficácia em toda a cadeia produtiva de determinado bem/serviço. Isso significa ser eficiente desde o fornecedor até o distribuidor. Se a matéria-prima ou insumo for de baixa qualidade, provavelmente o bem/serviço também manterá o nível ruim de qualidade. Se quem realiza o trabalho não tem qualificação, é quase certo que o serviço será realizado de forma insatisfatória, assim percebe-se o quanto é necessário fazer uma boa análise de seus fornecedores.


Concorrentes


  • Quem serão seus concorrentes diretos?
  • Desses quais são os melhores?
  • Como costumam atuar no mercado?
  • Que preços são praticados?
  • Como é feito a entrega?
  • Quais os benefícios oferecidos aos clientes?
  • Como é a qualidade do atendimento?
  • Onde estão localizados?
  • Quais são seus pontos forte e fraco?
  • Qual será seu diferencial perante a concorrência?

É possível dizer que a concorrência, seja ela direta ou indireta, consiste em permanente ameaça à saúde de um negócio, por outro lado, a concorrência obriga a estar sempre em busca de novas oportunidades e novas formas de satisfazer o cliente.


Concorrentes diretos são os empreendimentos que oferecem bens/serviços similares aos nossos. Indiretos são os que ofertam bens e serviços que, apesar de serem diferentes dos nossos, satisfazem a mesma necessidade do cliente.


Plano de Marketing e Vendas

Qual será a maneira de como será atingido os objetivos? A resposta para essa pergunta deverá ser encontrada no plano de marketing e vendas. Ao determinarmos as projeções de vendas do futuro negócio, estaremos mostrando os mecanismos que usaremos para alcançar as metas estabelecidas.


Os meios para alcançarmos os objetivos são chamados de estratégias que estão diretamente ligados as estratégias adotadas para os compostos de marketing, ou seja, os 4 Ps.


Produtos


  • Que estratégia a empresa irá adotar para seus produtos ou linhas de produtos?
  • Como tem que ser o produto?
  • Como Vender o produto?
  • Que aspectos serão importantes no produto?
  • Como o produto se diferencia da concorrência?
  • Que vantagens os clientes vêem no produto que está sendo oferecido?
  • Qual a estratégia da empresa para seu público alvo? Preço baixo ou qualidade com preço adequado?

Preços


  • Que política de preços será praticada? De que forma irá atuar em relação aos preços comparados com os preços da concorrência?
  • Que prazos serão oferecidos?
  • Quais as formas de pagamento?

Praça/Ponto de venda


  • Quais serão os meios de distribuição de seu produto ou serviço?
  • O que será feito para o produto chegar até o cliente?
  • Onde vai vender?
  • Como será exposto o produto?
  • Onde será a localização da empresa?
  • Como é o acesso?
  • Que tipo de estrutura física será necessário para expor o produto?
  • Que diferenciais serão utilizados para que o produto chegue mais rápido ao cliente e ele perceba como uma vantagem perante o seu concorrente?

Promoção


  • Como será feita a divulgação de sua empresa e dos produtos e serviços?
  • Como vai tornar o produto conhecido pelo mercado consumidor?
  • Que meios serão utilizados para divulgação?

Projeção de vendas


A projeção de vendas deve ser feita levando em conta a análise de mercado, a capacidade de produção e as estratégias de marketing utilizadas para alcançar os objetivos de faturamento.


Faça uma projeção mensal para os próximos 12 meses. Não esquecendo de considerar um crescimento conforme evolução do negócio. Não esqueça também de considerar uma eventual sazonalidade dos produtos oferecidos pela empresa.


Plano Financeiro

Investimentos


O plano financeiro ajuda a encontrar o valor total do investimento fixo (máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, etc.), investimento pré-operacionais (propaganda, reforma, legalização da empresa, etc.) e o capital de giro necessário para suportar os primeiros meses de funcionamento.


Custo Fixo


Além dos valores do investimento fixo, é importante também definir os custos fixos mensais, que são aqueles que permanecem constantes, sem variação. Em tese, os custos fixos não se alteram esteja a empresa operando próximo ao nível zero ou em plena carga.


Ex.: Aluguel, salários, água, luz, telefone, pró-labore, honorários contábeis, etc.


Veja modelo de planilha de custo fixo


Custo variável


São todos aqueles custos que dependem diretamente do nível de atividade da sua empresa. São custos que estão diretamente ligados ao volume de venda / produção, quanto maior a venda / produção maior serão os custos variáveis, isto é, o crescimento do valor total consumido tem relação direta com a quantidade produzida por sua empresa.


Custos Variáveis

%

Tributos  
Comissão  
Custo das mercadorias  
Outros custos variáveis  

Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira


Com as projeções de vendas, e com o valor definido de custos fixos e seus custos variáveis, agora você irá efetuar as simulações para identificar sua margem de contribuição e qual será o resultado mensal.


Importante após essa simulação, prever também seu fluxo de caixa, quais serão as condições de pagamentos e recebimento e encontrar o valor necessário para capital de giro inicial.


Indicadores


  • Ponto de Equilíbrio

        Importante identificar o indicador do ponto de equilíbrio veja mais >>>


  • Taxa de retorno do investimento

        Para encontrar o taxa de retorno do investimento, é necessário aplicar a seguinte fórmula:

Tx. Retorno = Lucro Líquido
Investimento * 100

  • Prazo de retorno do investimento

        Para encontrar o prazo de retorno do investimento, é necessário aplicar a seguinte fórmula:


Prazo Retorno = Investimento
Lucro Líquido


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