ARTIGO
QUERO ABRIR UMA EMPRESA, O QUE DEVO FAZER?

São muitos os motivos que levam uma pessoa a querer ter uma empresa, e a facilidade para abrir a mesma é incrível, por mais burocrático que seja, é muito fácil registrá-la, mas não é esse o primeiro passo, antes de qualquer coisa, precisa observar seriamente o cenário econômico, e fazermos alguns questionamentos: - Onde estou enxergando uma oportunidade de negócio? - estou preparado? - conheço e domino o setor na qual irei trabalhar? - qual o valor do investimento? - tenho capital necessário para implantação do negócio, se não, de que forma conseguirei? - em relação ao mercado, conheço a concorrência, sei quem são e o que os clientes desejam e o que fará os mesmos entrarem na minha empresa? - e os fornecedores, quais são as alternativas, onde eles estão localizados? - se for sociedade, quem são os sócios e quais os papéis, o que cada um irá fazer.....?


Não são apenas esses os questionamentos a serem feitos, há uma infinidade, e isto é necessário até encontrarmos resposta da viabilidade ou não do negócio. E esta resposta será encontrada apenas se for dedicado algum tempo no planejamento da empresa. Em pesquisa realizada entre empresas que ultrapassaram os cinco anos de atividade, percebeu-se que gastam em média nove meses estudando e planejando o negócio antes de abri-lo.


É claro, não é tão simples assim, mas ser um empresário também não é simples, e por isso necessita de tais cuidados. Eu, inúmeras vezes, cometi alguns erros por falta de planejamento, entre eles cito o simples fato de ir ao supermercado, por mais simples que seja se não fizermos a “lista de compras”, sempre acabamos esquecendo de alguma coisa, e comprando coisas que não estavam previstas e obviamente que não precisaria. Convido a fazer a seguinte reflexão, se ir ao supermercado fazer compras é tão fácil e mesmo assim cometemos erros por não planejar tal compra, imaginem agora abrir um negócio sem nenhum planejamento...  Com planejamento temos condições de antecipar dificuldades que só seriam percebidas na prática.


A vontade de ter o próprio negócio, de ter liberdade, de ser seu próprio patrão, esses são um dos motivos que levam a abrir um negócio e conseqüentemente dá ao empreendedor uma grande euforia e um grande entusiasmo, claro, é muito importante e necessário tudo isso, por outro lado o excesso de euforia acaba prejudicando, cegando o empreendedor, pois os problemas, as ameaças acabam passando despercebidas, e aí as decisões, em enumeras vezes são tomadas por impulso, nada racional, puramente por emoção. Desta forma, quero dizer que o planejamento não acaba com os riscos de um negócio, mas sim diminuem e aumentam as chances de sucesso.


Inúmeras vezes ouvi pessoas dizendo: “não tenho tempo para planejar”, mas com certeza irá encontrar tempo para fazer de novo. “É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma do que tê-la e não estar preparado.” E lembre-se, uma das grandes características do empreendedor é a persistência, por isso, não desista de seus sonhos, prepare-se e vá em busca dele.


De um autor desconhecido, termino dizendo: “Quem planeja e se organiza tem FUTURO, quem não planeja e não se organiza, tem destino.” Pensem nisso!!!

 

Alessandro Dal Piva
CRC/RS: 64.350
alessandro@dallconsolucoes.com.br
Contador e Consultor da DALLCON Soluções


Contato
Rua Presidente Kennedy, 909 - Sala 001
Subsolo Edifício da Matriz
CEP: 98400-000

Frederico Westphalen / RS

Telefone: (55) 3744.1609 / 6899