O preço de venda pode ser calculado através do mark-up que corresponde à um índice que é aplicado sobre o custo variável dos produtos. O preço deve ser suficiente para cobrir os custos do produto, os impostos, as comissões e outros custos variáveis, os custos fixos e ainda propiciar um lucro na venda.
Considerando a grande competitividade existente no mercado, a Formação do Preço de Venda é de grande importância para o seu planejamento empresarial, pois se sua empresa tiver um sistema de custeio adequado e atualizado terá informações que são de extrema importância para tomadas de decisão que ocasionem uma eventual mudança em seu preço de venda.
Para a Formação do Preço de Venda são levados em conta vários fatores, pois refletem nas condições do mercado, nas características da concorrência, nos custos, no nível da atividade e no lucro. Desta forma, o cálculo do preço de venda deve trazer a sua empresa maximização de seus lucros, mantendo a qualidade, atendendo a expectativa do mercado em relação ao valor e que também melhor aproveite os níveis de produção.
O Mark-up é uma valor originalmente adicionado ao custo do produto, representado por índice que irá incidir sobre a venda, o que não significa que deva ser aplicado linearmente a todos os produtos ou serviços.
O Mark-up multiplicador será encontrado da seguinte forma:
O Mark-up divisor será encontrado da seguinte forma: